quinta-feira, julho 02, 2009

ILUSÃO

Leitura Bíblica: 2 Samuel 15.1-12

“Tudo era inútil, era correr atrás do vento”
(Ec 2.17b)

Impressionei-me com a história do bandeirante brasileiro Fernão dias Paes Leme, que sofreu uma dolorosa decepção na busca por pedras preciosas. Ele liderou uma tropa de homens mato a dentro no interior de Minas Gerais. Finalmente, encontraram algumas pedras verdes. Porém, faltava verificar se eram genuínas. Após sua morte, seu filho levou as pedras até a cidade, onde foi constatado que não eram tão sonhadas esmeraldas, mas pedras comuns. Para Fernão, foram apenas “pedras ilusórias”.

No texto de hoje, lemos sobre Absalão, um dos filhos do rei Davi, mimado e vaidoso, que se levantou contra o seu pai para roubar o trono. Primeiro matou um de seus irmãos e passou dois anos virtualmente aprisionado em sua própria casa por ordem do rei. Somente após esse período foi recebido por seu pai, mais aí já era muito tarde. Absalão elaborou um plano para conquistar o apoio do povo e obter a coroa para si. Percebendo o perigo, Davi fugiu da cidade com seu exército e familiares. Em desespero, clamou ao Senhor por socorro. Quando seu exército avançou contra o do filho, venceu a batalha. Ainda assim, Davi esperava que Absalão, embora rebelde, escapasse da morte. Este, porém, na sua fuga ficou com a cabeça presa nos galhos de uma árvore enquanto seu animal escapou, e ali foi morto. Davi então reassumiu o trono, mas com a amarga tristeza pela morte de seu filho.

Todo esse plano de Absalão não passou de ilusão. Rejeitou o fato de que seu pai fora colocado no trono de Jerusalém pelo próprio Deus e por isso ele de modo algum poderia lograr êxito, por mais que arriscasse sua vida. Ele pisou na nuvem de uma falsa esperança de realizar sua própria vontade, mas foi mesmo como correr atrás do vento, como diz Eclesiastes. Insistir na própria vontade é arriscado, mas quem busca e faz a vontade de Deus não será decepcionado: ganhará um eterno prêmio no céu” – TL

Não busque ilusões – deixe Deus controlar sua vida!

Fonte: Pão Diário 12 – 02.07.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:::: Deixe Seu Comentário ::::